Defende especialista em psicopedagogia
Insucesso Escolar: Intervenção atempada é a solução
Uma intervenção precoce e uma supervisão do trabalho realizado pelos diferentes intervenientes no apoio a alunos com dificuldades escolares fariam reduzir o insucesso escolar destas crianças, defendeu esta quinta-feira Amélia Martins, especialista em Psicopedagogia.16/02/2012
Em
declarações à Lusa, a propósito de um estudo que realizou no âmbito da
sua tese de doutoramento, a professora de Ensino Educação Especial e
especialista em Psicopedagogia Especial, concluiu que "os apoios eram
dados dentro da sala de aula, iniciados tardiamente e que o trabalho
desenvolvido nem sequer era conhecido pelo professor do ensino regular
responsável pela turma".
Desta forma, a
especialista defende que "a supervisão tem de ser imediatamente
implementada, porque só assim se faz uma orientação prévia e atempada,
de forma a encontrar recursos e espaços adequados para um trabalho
contextualizado e adequado a cada criança".
Amélia
Martins entende que essa supervisão deveria ser feita pelo professor de
Educação Especial, porque é "o que domina as áreas todas, a pedagógica e
a da psicologia".
De acordo com a docente, quando
os responsáveis não procuram apoio atempadamente, as crianças podem
apresentar sintomas de ansiedade ou sinais depressivos, como
perturbações do sono, perda de apetite, dores sem causa física aparente,
tristeza, isolamento, aumento da desmotivação escolar e aumento de
problemas comportamentais.
Todos estes factores,
resultantes do insucesso escolar, tendem a agravar-se, se não forem
adoptadas as medidas mais corretas para debelar as causas que explicam o
insucesso manifestado pela criança.
Para Maria
Amélia Dias Martins, um dos erros frequentes dos pais e educadores é
rotular as crianças de desinteressadas e preguiçosas.
"Todas
as crianças querem ter sucesso e todas desejam fazer boa figura perante
os pais, professores e colegas. Quando tal não acontece, é porque algo
se está a passar e a criança precisa de ser avaliada e, se tal se
justificar, de ser tratada", acrescentou.