borboletas

c

arte e terapia

MULHER!


Dia da Mulher - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Dia da Mulher:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/609/1/dia-mulher.html[red]***[/red]

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Como ensinar bons hábitos aos filhos





Todo pai sabe que a criança, para aprender, imita as atitudes das pessoas ao seu redor. E, aos poucos, os pequenos vão desenvolvendo os próprios hábitos e personalidades, sejam eles bons ou ruins.


Claro que todo pai sonha com a criança bem-educada. Mas educá-los não é tarefa fácil, requer tempo e disposição. Como então fazê-los entender que boas atitudes devem prevalecer?
A presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto, explica que o primeiro passo é começar a ter bons hábitos. "Criança imita o que vê. Então, se ela vê o pai falando ‘obrigado’, essa ação tem eco na atitude do pequeno", explica. "Tudo é imitado, desde higiene até o chegar no horário".
Isso quer dizer que de nada adianta falar que ‘não pode’ se o próprio adulto acaba fazendo algo que não é legal. "Por tudo, os pais são referência, a partir do exemplo que eles dão. Essas atitudes, trabalhadas, formarão o caráter do filho", afirma Quézia, que também é editora do Boletim Psicopedagógico e faz parte do Conselho Editorial da Revista Psicopedagogia.
A terapeuta familiar diz que a postura dos pais precisa ser firme. Se hoje não pode, amanhã também não será diferente. E a regra é válida para todos, pais e filhos. "Hoje você ensina à criança que não pode por o pé na mesa. Amanhã, ela presencia uma situação em que você coloca o pé na mesa, porque está cansado. Isso não pode", afirma.
Partindo para o convívio social, crianças tendem a ser muito sinceras. Tão sinceras que acabam magoando as outras pessoas, ou mesmo, provocando situações desagradáveis. Para resolver isso, Quézia conta que uma boa alternativa é ensinar a chamada "mentira branca". Isso não significa ensinar a mentir e sim que existem outros modos falar, mesmo que não se tenha gostado de algo, sem magoar os outros. "Quando ele recebe um presente e não gostou, não é preciso falar que não gostou, deve agradecer e depois pode achar alguma outra utilidade para o presente, utilizá-lo de outra forma", exemplifica.
Outro ponto importante é dar atenção aos programas que os pimpolhos estão vendo pela televisão. Mesmo sendo desenhos animados, muitos não são didáticos, representam apenas violência e má índole que podem ser copiados pelos pequenos. "Há desenhos como o ‘Ben 10’, por exemplo, em que o personagem é mal-educado, mas todo mundo assiste. O que pode ser feito é ensinar ao filho que o que Bem faz é errado, feio, e não se deve agir da mesma forma". Tirando isso, Quézia conta que aquela história de "o programa a seguir é impróprio para menores" tem que ser levado ao pé da letra. Nada de criança assistindo à novela das oito.
E se, saindo dos olhos protetores dos pais, os pequenos encontrarem coleguinhas da sala de aula que não medem palavras e desrespeitam as professoras? O que fazer? A psicopedagoga ensina: "Mostre ao seu filho que essa companhia não é boa para ele, fale que essa é uma criança que você não gostaria de receber em casa. Os pais devem estar atentos às companhias, escolhendo quem pode estar junto a seus pequenos".
Quando dizer "não"
Seguindo esses conselhos, a probabilidade da educação ser ótima é quase total. "Educar é uma atividade para o dia-a-dia, aproveitando cada oportunidade, do bom dia até a hora de dormir". Vale a pena tentar.


Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Diz-se que o homem vale pelo que sabe, mas vale mais aquele que sabe como dizer aquilo que sabe."Edmundo de Amicis

SEJA BEM-VINDO!

"A disciplina é a parte mais importante do sucesso"Truman Capote

"As dificuldades devem ser usadas para superar obstáculos e vencer, não para desencorajar. O espiríto humano cresce mais forte no conflito".Willilam Channing

"O plano que não tem lugar para mudanças é um plano ruim"Syrus

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida."Sandra Carey

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."Cícero

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la."H.w.Beecher

SLIDES PEDAGOGIA PARA A VIDA, LINDO! CLIQUE.


http://yasminrs.com/pps/034-Pedagogia-para-a-Vida.html

"Por educação espiritual entendo a educação do coração. O desenvolvimento apropriado e completo da mente dá-se, portanto, só quando caminham no mesmo ritmo a educação das faculdades físicas e a educação das faculdades espirituais da criança. Elas constituem um todo indivisível. Segundo esta teoria, portanto, é erro grosseiro supor que podem ser desenvolvidas separadamente uma das outras." Mahatma Gandhi

Bulling

Você pode Tudo! Supere! (diminua ou pare a mídia do blog, para assistir o vídeo)

MULHER

À você mulher Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. Autor: (Desconhecido)

UMA VITÓRIA!

15/12/2009 Câmara aprova a regulamentação da profissão de psicopedagogia A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade de psicopedagogia. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta seguirá para análise do Senado. O relator, deputado Mauricio Quintella Lessa (PR-AL), advertiu que não é possível ao Legislativo ter iniciativa para criar o conselho da classe, como apontou a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. Ele votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta. Agência Câmara