borboletas

c

arte e terapia

MULHER!


Dia da Mulher - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Dia da Mulher:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/609/1/dia-mulher.html[red]***[/red]

segunda-feira, 13 de junho de 2011

LUIZ GUSTAVO E SEUS “RECURSOS”

Luiz Gustavo é professor de Língua Portuguesa.

Por sinal, muito bom professor. Por essa razão, jamais se esquece de simultaneamente aos conteúdos que ensina, solicitar aos alunos o insistente uso de “habilidades operatórias”. Como bem explica, essas habilidades se expressam por “verbos de ação” que provocam e instigam aptidões e capacidades necessárias à compreensão e a intervenção dos saberes que se aprende, para mais saberes aprender. Luiz Gustavo exemplifica mostrando que todo conteúdo novo se conecta a outros fatos quando o aluno sabe usar esses verbos, como “comparar”, “relatar”, “medir”, “combinar”, “criticar”, “classificar”, “interpretar”, “deduzir”, “sintetizar”, “aplicar” e ainda muitos outros.

É claro que não existe uma habilidade mais importante que outra e que assim todos os verbos se bem usados ajudam a consolidar aprendizagens, mas ainda que reconheça igual importância, Luiz Gustavo se anima sempre quando descobre que seus alunos aprendem “argumentar”. Argumentar, destaca o professor, é saber pensar, é transformar pelo raciocínio um fato em conseqüência, uma conseqüência em dedução. E exatamente pela enorme admiração que revela por quem bem argumenta é que resolveu com seus alunos, usar e abusar do que chamou de “recurso”.

- Professor Luiz. Não concordo com minha nota. Acho que respondi de maneira correta o que foi perguntado e a nota não expressa essa correção.

- Parabéns Alfredo. Acho que não devemos mesmo concordar com tudo quanto nos impinge. Você está certo, entre com um “recurso” que farei uma revisão consciente na correção.

- Professor, gostaria de mudar de grupo! - Mestre, penso que é muita a lição! - Luiz, não acho certo ter que usar canetas de duas cores para apresentar o trabalho! E, tal como essas, Luiz Gustavo sempre provocava desafios, propunha alternativas que questionava a opinião de seus alunos. Não é um professor essencialmente “polêmico”, mas adora inventar polêmicas, para que possa sempre responder.

- Perfeito. Entre com um recurso que examinarei seus argumentos com atenção.

Claro que seria mais rápido e bem mais objetivo, responder verbalmente aos alunos, mas se valia da proposta para o recurso porque desejava que seus alunos se habituassem a reclamar por escrito e, sobretudo, pensar em argumentos. Na maior parte das vezes, ao examinar o recurso, Luiz Gustavo dava ganho de causa ao aluno. Nunca foi extremamente rígido ou inflexível, mas se propunha essa iniciativa, era exatamente para estimular argumentações, provocar o uso da escrita e ao comentar com o aluno a resposta a seu recurso, pouco a pouco, ensiná-lo a argumentar.

Muitas vezes, dizia a seus colegas. O uso de recursos é minha maneira de ensinar civismo, é a fórmula mais simples e mais simpática que desenvolvo, para mostrar a meus alunos que quem sabe argumentar e quem não teme apanhar a caneta e sair em defesa do que acha justo, não é apenas um aluno. É em verdade, um cidadão.

CELSO ANTUNES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Diz-se que o homem vale pelo que sabe, mas vale mais aquele que sabe como dizer aquilo que sabe."Edmundo de Amicis

SEJA BEM-VINDO!

"A disciplina é a parte mais importante do sucesso"Truman Capote

"As dificuldades devem ser usadas para superar obstáculos e vencer, não para desencorajar. O espiríto humano cresce mais forte no conflito".Willilam Channing

"O plano que não tem lugar para mudanças é um plano ruim"Syrus

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida."Sandra Carey

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."Cícero

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la."H.w.Beecher

SLIDES PEDAGOGIA PARA A VIDA, LINDO! CLIQUE.


http://yasminrs.com/pps/034-Pedagogia-para-a-Vida.html

"Por educação espiritual entendo a educação do coração. O desenvolvimento apropriado e completo da mente dá-se, portanto, só quando caminham no mesmo ritmo a educação das faculdades físicas e a educação das faculdades espirituais da criança. Elas constituem um todo indivisível. Segundo esta teoria, portanto, é erro grosseiro supor que podem ser desenvolvidas separadamente uma das outras." Mahatma Gandhi

Bulling

Você pode Tudo! Supere! (diminua ou pare a mídia do blog, para assistir o vídeo)

MULHER

À você mulher Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. Autor: (Desconhecido)

UMA VITÓRIA!

15/12/2009 Câmara aprova a regulamentação da profissão de psicopedagogia A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade de psicopedagogia. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta seguirá para análise do Senado. O relator, deputado Mauricio Quintella Lessa (PR-AL), advertiu que não é possível ao Legislativo ter iniciativa para criar o conselho da classe, como apontou a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. Ele votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta. Agência Câmara