borboletas

c

arte e terapia

MULHER!


Dia da Mulher - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Dia da Mulher:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/609/1/dia-mulher.html[red]***[/red]

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MÃES E MESTRES

Mães e mestres
Prof. Chafic Jbeili - www.unicead.com.br

Tenho observado mães professoras interagindo com seus filhos pequenos, na faixa etária de até seis anos quando precisam ensinar algo a eles. Há uma troca de olhares e leituras de expressões que complementam o método simples de correção do ato indevido ou da palavra dita errada. É a pedagogia materna!

Com duas ou três correções a criança já aprende o certo porque se sente segura em errar ao tempo que é amorosamente estimulada a corrigir-se. Em seguida, quando age ou fala apropriadamente a criança recebe um delicioso reforço positivo em forma de vibrantes abraços e deliciosos beijinhos. Até aqui aprender é muito divertido!

Por volta dos sete anos de idade a criança inicia seu contato com a professora do Ensino Fundamental, cuja metodologia é bem diferente daquela utilizada pela mãe, por razões óbvias todos sabem. Então os pequeninos ao invés de seguros se sentem envergonhados em errar. Quando acertam recebem no máximo uma estrelinha no caderno. A partir daqui acertar se torna obrigação e o erro um vexame, motivo de reprovação! Depois daqui aprender pode se tornar um fatídico martírio porque a Política Educacional é delineada com essência política genérica mais do que pedagógica e específica.

Realmente é bem complicado ensinar de forma divertida coisas que a maioria dos alunos nunca mais verá na prática fora da sala de aula. Minha professora de matemática que me perdoe, mas para que serve a raiz quadrada para um teólogo e psicanalista? Qual foi a última vez que você usou raiz quadrada fora da sala de aula? Quanta vergonha e quanto esforço para se aprender algo que os vocacionados às ciências humanas nunca mais irá usar.

Na frança, por exemplo, o aluno do Ensino Fundametal faz as disciplinas básicas e escolhe no Ensino Médio a ênfase conforme a carreira que deseja seguir, assim, quem pretende fazer pedagogia ou serviço social não será cobrado em matemática tanto quanto aqueles que escolhem ênfase em economia ou em engenharia, onde a tal da raiz quadrada pode fazer muito mais sentido e ter muito mais utilidade.

No Brasil é diferente porque as autoridades educacionais que determinam o que se irá ensinar nas escolas são, em sua maioria, indicadas politicamente e fazem o que é mais conveniente para sua imagem. Desta forma, tem-se cabos eleitorais leigos em pedagogia como autoridades para delinear os rumos da Educação no Brasil. Nos últimos 12 anos tivemos como Ministros da Educação dois advogados e um engenheiro mecânico. A maioria com especializações em economia e política, com pouco ou nenhum envolvimento com a Pedagogia. Educação é prerrogativa da Pedagogia. Ministro da Educação deveria ser necessariamente um(a)Pedagogo(a).

Os cargos de primeiro e segundo escalão do MEC são compostos por pessoas politicamente indicadas, boa parte tem a missão de manter o score internacional de analfabetismo para recebimento de verbas. Eles estão pouco se lixando para o que se ensina ou se aprende nas escolas.

Não fosse pelos verdadeiros mestres na arte de ensinar: mães-pedagogas-professoras que são o baluarte da Educação no Brasil o estrago seria ainda maior, já que não se elegem Rubem Alves, Paulo Freire ou quem sabe uma Amanda Gurgel, educadores de fato para nortear a educação brasileira, na função de Ministros ou Ministra da Educação.

Na frança, o atual Ministro da Educação Nacional, da Juventude e da Vida Social, Luc Chattel é filho de dois professores, aprofundou-se no método jesuíta de Ensino, graduou-se nas disciplinas báscias com ênfase em Ciências da Gestão. Participou de Conselhos Estudantis, do Sindicato dos Estudantes e chegou a ser o presidente deste sindicato, ou seja, tem vivência positiva com a Educação.

Bem, gostaria muitíssimo que uma daquelas mães-pedagogas-professoras que observei pudesse um dia ser a Ministra da Educação do Brasil. Certamente, a pedagogia do afeto, as lições práticas que ensinam para a vida reclamam mais pedagogos do que advogados, economistas e políticos na gestão da Educação Brasileira. Então, deixar-se-iam de martirizar os alunos com a atual pedagogia da política dos cargos comissionados e valorizaria quem de fato faz a Educação acontecer.

31 de Julho de 2011
CHAFIC.

Eu sempre comentei isso com minhas colegas e amigas, porque a mulher tem que ter faces diferentes em casa, na profissão e na sociedade? Somos mulheres e mães e isso significa amor, atenção e carinho contínuo não interessa o lugar ou o momento, principalmente em se tratando de crianças e criança saudável é aquela ativa, brincalhona, que quer falar sempre, QUE QUER PARTICIPAR, SER NOTADA, TOCADA por um abraço, um beijo, UM SORRISO, vamos voltar a usar VÍNCULO, VÍNCULO AFETIVO em tudo, em casa, no trabalho, na sociedade, no mundo,vamos sorrir mais para as crianças.

Jacqueline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Diz-se que o homem vale pelo que sabe, mas vale mais aquele que sabe como dizer aquilo que sabe."Edmundo de Amicis

SEJA BEM-VINDO!

"A disciplina é a parte mais importante do sucesso"Truman Capote

"As dificuldades devem ser usadas para superar obstáculos e vencer, não para desencorajar. O espiríto humano cresce mais forte no conflito".Willilam Channing

"O plano que não tem lugar para mudanças é um plano ruim"Syrus

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida."Sandra Carey

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."Cícero

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la."H.w.Beecher

SLIDES PEDAGOGIA PARA A VIDA, LINDO! CLIQUE.


http://yasminrs.com/pps/034-Pedagogia-para-a-Vida.html

"Por educação espiritual entendo a educação do coração. O desenvolvimento apropriado e completo da mente dá-se, portanto, só quando caminham no mesmo ritmo a educação das faculdades físicas e a educação das faculdades espirituais da criança. Elas constituem um todo indivisível. Segundo esta teoria, portanto, é erro grosseiro supor que podem ser desenvolvidas separadamente uma das outras." Mahatma Gandhi

Bulling

Você pode Tudo! Supere! (diminua ou pare a mídia do blog, para assistir o vídeo)

MULHER

À você mulher Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. Autor: (Desconhecido)

UMA VITÓRIA!

15/12/2009 Câmara aprova a regulamentação da profissão de psicopedagogia A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade de psicopedagogia. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta seguirá para análise do Senado. O relator, deputado Mauricio Quintella Lessa (PR-AL), advertiu que não é possível ao Legislativo ter iniciativa para criar o conselho da classe, como apontou a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. Ele votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta. Agência Câmara