borboletas

c

arte e terapia

MULHER!


Dia da Mulher - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Dia da Mulher:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/609/1/dia-mulher.html[red]***[/red]

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Psicomotricidade e o exame motor na criança.





Profª Dra Cleomar Landim de Oliveira**

A maioria das crianças nos é encaminhada porque, em certas circunstâncias de sua vida, elas se encontram frente a fracassos psicomotores diversos, da disgrafia, até a gagueira passando por todas as espécies de inibições, as inépcias possíveis, globais ou específicas, seja em casa ou na escola (em classe), e em público.

Estas crianças se sentem inferiorizadas constante ou ocasionalmente e sentem-se, por isso bloqueadas. Inversamente, nós nos encontramos frente a crianças inibidas com poucos transtornos motores, mas que retraídos e que, com meios por vezes intactos, comporta-se como dispráxicos chegando a reações catastróficas. é claro que sua reeducação será diferente da que se dispensará aos atrasados motores e é a razão pela qual nós nos preocupamos, em nosso exame, com o controle motor e emocional. O mais freqüente é conseqüentemente, reações emocionais associadas.

O fracasso possui múltiplas causas, dificuldade puramente motora, reações de ordem emocional, intrinsecamente destes dois fatores, falta de atenção, falta de espírito de competição, oposição. Há um esboço de vitória que não pode ser mantido por causa de um cansaço rápido, ou, ao contrário, houve, de início um fracasso que se transformou em vitória logo que as reações emotivas, a inibição ou a impulsividade poderão ser superadas?

Nós não podemos nos satisfazer com provas laterais, pois, queremos julgar acima de tudo:
- como o sujeito se engaja no ato;
- que repercussões tal ato apresenta em seu psiquismo;
- como suas realizações motoras se modificam ou se comprometem por sua afetividade ou emotividade, para que se possam tirar conclusões que girão nossa reeducação.

Nossa finalidade não sendo de estabelecer, como se pode fazer com os testes de Ozeretzki, por exemplo, uma idade motora que comparamos em seguida com a idade real, nossas provas se encontram simplificadas; elas necessitam de pouco material e pouco espaço, ainda que sua interpretação exija uma experiência confirmada.

*Texto extraído do artigo de mesmo título, cuja autoria é da Profª Dra Cleomar Landim de Oliveira.

**Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa úrsula (1976), graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1994) e mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e mestrado em Psicomotricidade (Paris - ISRP - OIPR) em processo de validação pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC - São Paulo e doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho, Portugal. Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Christus - CTEC. (desde 1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Diz-se que o homem vale pelo que sabe, mas vale mais aquele que sabe como dizer aquilo que sabe."Edmundo de Amicis

SEJA BEM-VINDO!

"A disciplina é a parte mais importante do sucesso"Truman Capote

"As dificuldades devem ser usadas para superar obstáculos e vencer, não para desencorajar. O espiríto humano cresce mais forte no conflito".Willilam Channing

"O plano que não tem lugar para mudanças é um plano ruim"Syrus

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida."Sandra Carey

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."Cícero

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la."H.w.Beecher

SLIDES PEDAGOGIA PARA A VIDA, LINDO! CLIQUE.


http://yasminrs.com/pps/034-Pedagogia-para-a-Vida.html

"Por educação espiritual entendo a educação do coração. O desenvolvimento apropriado e completo da mente dá-se, portanto, só quando caminham no mesmo ritmo a educação das faculdades físicas e a educação das faculdades espirituais da criança. Elas constituem um todo indivisível. Segundo esta teoria, portanto, é erro grosseiro supor que podem ser desenvolvidas separadamente uma das outras." Mahatma Gandhi

Bulling

Você pode Tudo! Supere! (diminua ou pare a mídia do blog, para assistir o vídeo)

MULHER

À você mulher Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. Autor: (Desconhecido)

UMA VITÓRIA!

15/12/2009 Câmara aprova a regulamentação da profissão de psicopedagogia A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade de psicopedagogia. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta seguirá para análise do Senado. O relator, deputado Mauricio Quintella Lessa (PR-AL), advertiu que não é possível ao Legislativo ter iniciativa para criar o conselho da classe, como apontou a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. Ele votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta. Agência Câmara