borboletas

c

arte e terapia

MULHER!


Dia da Mulher - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Dia da Mulher:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/609/1/dia-mulher.html[red]***[/red]

terça-feira, 18 de maio de 2010

MAIS OPINIÕES!

Tendências e Debates
Qualquer tapinha dói

24/04/2009Em outubro de 2008, um professor de um colégio em Alexandria, no Egito, espancou um aluno de 11 anos até a morte por ele não ter feito o dever de casa. Em Caxias do Sul (RS), uma professora foi demitida em março passado por ter tapado a boca de um aluno de 5 anos com fita adesiva porque ele falava demais em sala de aula.Estes são apenas dois dos milhares de exemplos de castigos físicos praticados em escolas de todo o mundo. Segundo um estudo feito em 2008 pela ONG International Plan, 90 dos 197 países monitorados permitem legalmente a prática de castigos corporais por parte dos professores. No Egito, por exemplo, 80% dos meninos e 67% das meninas já haviam sofrido castigo físico na escola. E isso não é algo restrito a países atrasados. Coréia, França e diversos estados da Austrália e dos Estados Unidos permitem castigos físicos. Nos EUA, inclusive, a “síndrome do bebê sacudido” é a maior causa de mortes entre os bebês.

Violência se aprende

Um outro relatório, divulgado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), revela que, só na América Latina, mais de 6 milhões de crianças e adolescentes sofrem maus-tratos e abusos graves. Organizado pelo cientista político brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), o estudo aponta que pelo menos 80 mil crianças morrem em consequência das lesões.Para Eleonora Ramos, coordenadora do projeto “Proteger”, em Salvador (BA), que faz parte da rede “Não Bata, Eduque”, apesar de nas escolas brasileiras os castigos físicos não serem comuns, eles são ainda bastante presentes dentro das famílias: “O castigo físico é ainda aceito como método educacional em todos os ambientes pela sociedade brasileira, que acredita que o castigo ‘leve’ é eficiente e legítimo. É uma herança cultural adquirida dos nossos colonizadores. Mas decorre também da desinformação”.Em nome da tradição ou por motivos religiosos, os castigos físicos como palmadas, chineladas, beliscões, safanões e ameaças são práticas comuns. A chamada “Pedagogia da Palmada” encara os castigos como um simples corretivo, mas o que pouca gente compreende é que eles representam um problema muito maior a ser combatido, que é a banalização do uso da violência como meio de educar.Em todas as épocas, a educação violenta aumenta a violência como um todo na sociedade. “Crianças que aprenderam a resolver conflitos e alcançar seus objetivos e desejos através da força física tendem a se tornar adultos violentos e a reproduzir esses métodos violentos”, explica Eleonora.

Quem ama não bate

A campanha nacional “Não Bata, Eduque”, visa erradicar toda e qualquer forma de castigo físico da sociedade brasileira: “Fazemos parte de uma rede internacional que já conseguiu aprovar reforma legislativa em países da América Latina como Uruguai, Venezuela e Costa Rica. Hoje, no mundo, cerca de 30 países já proíbem castigos físicos em todos os ambientes”.No Brasil, o projeto de lei nº 2654/2003, que proíbe qualquer forma de castigo físico em crianças e adolescentes, já foi aprovado na Câmara de Constituição e Justiça e de Cidadania e aguarda, há seis anos, a votação no plenário.Mudar leis e comportamentos é mais difícil do que se pensa. Afinal, quem de nós nunca levou ou deu uma palmada? Para os especialistas, no entanto, por mais leve que seja a palmada, ela é humilhante e causa dor à criança. Eleonora afirma que é preciso convencer os pais de que violência nunca educa: “As crianças têm os mesmos direitos dos adultos de não sofrerem agressões e humilhações. É preciso estabelecer limites na educação delas. Os pais devem exigir o cumprimento dos deveres e o respeito por parte dos filhos e descobrir maneiras não violentas de punição”. Para ela, é preciso cultivar muito o diálogo e o respeito. Como forma de estabelecer limites, uma alternativa são os castigos restritivos que, quando aplicados com bom senso, podem ter um resultado positivo.Tudo para evitar lembranças como a do escritor José Lins do Rego, que escreveu, sobre seus tempos de escola: “Há duas horas que estava de pé. As mãos inchadas dos seis bolos e uma consciência limpa de culpa recalcando uma raiva de morte contra um tirano.”Caro leitor,Como você avalia o castigo corporal no ambiente escolar? Quais as reais consequências?E em sua própria casa? Isso já aconteceu?Qual seria, portanto, a melhor forma de educar?Afinal, qualquer tapinha dói, sim, mas algumas pessoas pensam que é um “mal necessário” de vez em quando. Você concorda?

*Para esta Sexta-feira Premiada, a parceria entre a Editora Ediouro e o Opinião e Notícia oferece os seguintes livros:“Inocência roubada“, de Elissa Wall com Lisa Pulitzer.“As Poderosas Rainhas“, de Amy Dickinson.“A Carne dos Anjos“, de Siobhan Dowd.Escrito por: Patrícia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Diz-se que o homem vale pelo que sabe, mas vale mais aquele que sabe como dizer aquilo que sabe."Edmundo de Amicis

SEJA BEM-VINDO!

"A disciplina é a parte mais importante do sucesso"Truman Capote

"As dificuldades devem ser usadas para superar obstáculos e vencer, não para desencorajar. O espiríto humano cresce mais forte no conflito".Willilam Channing

"O plano que não tem lugar para mudanças é um plano ruim"Syrus

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida."Sandra Carey

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."Cícero

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la."H.w.Beecher

SLIDES PEDAGOGIA PARA A VIDA, LINDO! CLIQUE.


http://yasminrs.com/pps/034-Pedagogia-para-a-Vida.html

"Por educação espiritual entendo a educação do coração. O desenvolvimento apropriado e completo da mente dá-se, portanto, só quando caminham no mesmo ritmo a educação das faculdades físicas e a educação das faculdades espirituais da criança. Elas constituem um todo indivisível. Segundo esta teoria, portanto, é erro grosseiro supor que podem ser desenvolvidas separadamente uma das outras." Mahatma Gandhi

Bulling

Você pode Tudo! Supere! (diminua ou pare a mídia do blog, para assistir o vídeo)

MULHER

À você mulher Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. Autor: (Desconhecido)

UMA VITÓRIA!

15/12/2009 Câmara aprova a regulamentação da profissão de psicopedagogia A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade de psicopedagogia. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta seguirá para análise do Senado. O relator, deputado Mauricio Quintella Lessa (PR-AL), advertiu que não é possível ao Legislativo ter iniciativa para criar o conselho da classe, como apontou a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. Ele votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta. Agência Câmara