borboletas

c

arte e terapia

MULHER!


Dia da Mulher - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Dia da Mulher:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/609/1/dia-mulher.html[red]***[/red]

sábado, 18 de julho de 2009

PALESTRAS DO CONGRESSO EM GRAMADO







GRUPO 1 - Conferências (CO)

11/06 - 10:00 às 11:30
CO1 - Família, Professor e Escola: Vínculos Afetivos, Autoestima, Aprendizagem e Limites
Resumo:
• O mundo "mix";• Construção de vínculos, limites e autoestima;• Expectativas da Família e da Escola;• A aprendizagem e o ato de aprender.
Docente(s):
Isabel ParolinCuritiba / PR / BR[currículo]
• Pedagoga; • Psicopedagoga e • Mestre em Psicologia da Educação; • Psicopedagoga clínica e consultora institucional de escolas públicas e privadas; • Professora e palestrante;• Sócia titular da ABPp; • Autora de vários livros e artigos.
CO2 - Entender Como se Aprende para Aprender como se Ensina
Resumo:
Os processos psicológicos da Aprendizagem. Leitura de mundo, Mediação e Aprendizagem. A Disposição para aprender e seus elementos. Afetividade e Mediação. A reconstrução do conhecimento. O papel do Professor. Etapas para uma aprendizagem eficaz.
Docente(s):
Júlio FurtadoRio de Janeiro / RJ / BR[currículo]
• Psicólogo, • Pedagogo, • Mestre em Educação, • Doutor em Ciências da Educação,• Vice-reitor da UNIABEU/RJ.
CO3 - O que o Ensino Precisa Saber Sobre Aprendizagem
Resumo:Para que o ENSINO atinja seus objetivos, deve saber que.....• a APRENDIZAGEM é um processo lento e longo,• a SALA DE AULA constitui apenas o início do processo,• a ATENÇÃO seleciona o que será efetivamente aprendido,• a consolidação da aprendizagem acontece durante o SONO,• a REPETIÇÃO é essencial,• fazer TAREFA DE CASA é fundamental,• não pode confundir aprendizagem com MEMÓRIA;• ENSINO E APRENDIZAGEM formam uma união indissolúvel
Docente(s):
Egídio RomanelliCuritiba / PR / BR[currículo]
• Doutor em Psicologia pela Universidade de Toulouse, França.• Pós-doutor em Neuropsicologia pela Universidade de Montreal, Canadá.• Professor titular do curso de Medicina da PUC PR.• Professor aposentado dos cursos de mestrado em Psicologia e em Educação da UFPR. • Conferencista em congressos e docente em cursos de pós-graduação e de aperfeiçaoamento.
CO4 - Processo Ensino-Aprendizagem: “Como Conquistar a Atenção dos Nossos Educandos”
Resumo:• A Ciência da Cognição e os novos conhecimentos sobre a mente humana;• Os Novos Conhecimentos sobre o Cérebro Humano e o mecanismo da atenção e concentração;• Como o cérebro humano aprende e como guarda os saberes que aprende;• Como a aula e o conteúdo ministrado pode despertar maior atenção nos alunos.
Docente(s):
Celso AntunesSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Mestre em Ciências Humanas; • Especialista em Inteligência e Cognição; • Autor de mais de 50 obras sobre temas educacionais editadas no Brasil e traduzidas na Europa, América do Norte e todos os países da América do Sul; • Membro Diretor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (UNESCO); • Proferiu palestras, cursos e seminários no Brasil, Uruguai, Argentina, Espanha, México e Portugal.
GRUPO 2 - Conferências (CO)
11/06 - 13:30 às 15:00
CO5 - O Stress no Ambiente Escolar: A Busca pela Qualidade de Vida e sua Influência no Processo Educacional
Resumo:
• Os fatores opressores no dia-a-dia;• Reação “lutar ou fugir”;• Estresse e distresse;• Estresse como aliado no processo de ensino-aprendizagem;• O Estresse e a busca pelo sentido do trabalho educativo;• A busca pela vida pessoal e profissional com qualidade.
OBJETIVOS: Sensibilizar e conscientizar os participantes da importância de conhecer os fatores opressores no dia-a-dia como fonte de estresse e de como reconhecer e utilizar seus pontos positivos, como fonte de criatividade e comprometimento na missão educativa, e de como minimizar seus efeitos negativos na busca por uma vida com maior qualidade e produtividade.
Docente(s):
Roberto BelottiCuritiba / PR / BR[currículo]
• Engenheiro;• Advogado;• Especialista em Administração de Pessoas e Psicologia do Trabalho e Mestre em Administração e Recursos Humanos;• Professor de Cursos de pós-graduação em várias universidades, entre as quais a Universidade Federal do Paraná;• Consultor empresarial.
CO6 - Dificuldades de Aprendizagem ou Dificuldades na Relação: Uma Escola de Colaboração, Respeito, Movimento e Arte
Resumo:
Estabelecer as bases para a aplicação de uma pedagogia expressiva de forma transversal como método eficaz de oferecer ao sujeito a função de protagonista na sala de aula, fortalecendo sua autoimagem e autoestima.
Docente(s):
Max HaetingerPorto Alegre / RS / BR[currículo]
• Graduado na Escola Superior de Educação Física, Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Economia na PUC-RS. • Pós-graduado em Informática na educação (UFRGS), Psicopedagogia (Candido Mendes), Técnicas de Expressão Criadora (Lyon, França). • Mestre em Educação (Winc.EUA), Mestre em Educação a distancia (AWU/EUA) e Aluno especial do Doutorado em Informática na Educação(UFRGS).• Professor em várias Pós-graduações entre elas Castelo Branco-IESDE, Universidade de Passo Fundo( UPF), Universidade do Porto (UP-Portugal) Universidade do Texas (UT-EUA) e Universidade SEBRAE de Negócios (USEN Brasil).• Diretor do Instituto Criar.• Desenvolveu pesquisas e apresenta trabalhos sobre temas ligados à criatividade, Informática aplicada aos processos educacionais, artes e educação física. • Consultor da Microsoft Educação Brasil para informática na Educação.• Paralelamente, desenvolveu a atividade de diretor de teatro, cinema e televisão. • Autor dos livros sobre criatividade e motivação.
CO7 - Afinal quem Manda Aqui? Poder e Liderança em Sala de Aula
Resumo:A palestra promove uma reflexão sobre o exercício da liderança docente, abordando a especificidade dos processos que o professor lidera. Sugere a caracterização do Professor como líder servidor e apresenta dicas de como liderar para favorecer uma aprendizagem significativa.• Poder, liderança e suas inter-relações. • Os tipos de poder e suas consequências. • Liderança e motivação. • Tendências atuais em liderança. • A liderança na sala de aula e seus efeitos na aprendizagem.
Docente(s):
Júlio FurtadoRio de Janeiro / RJ / BR[currículo]
• Psicólogo, • Pedagogo, • Mestre em Educação, • Doutor em Ciências da Educação,• Vice-reitor da UNIABEU/RJ.
CO8 - Aprendizagem Humana: Abordagem Neuropsicológica
Resumo:A aprendizagem humana tem sido analisada sob diversos enfoques. A evolução da neuropsicologia oferece um novo panorama para o processo de aprender. Merecem ênfase: o papel do cérebro humano na aprendizagem, bem como a importância das funções executivas para garantir a efetividade das relações com o saber.
Docente(s):
Rosita Edler CarvalhoRio de Janeiro / RJ / BR[currículo]
• Pedagoga;• Mestre em Políticas Públicas;• Mestre em Psicologia;• Doutora em Educação.
GRUPO 3 - Conferências (CO)
11/06 - 15:30 às 17:00
CO9 - Mediação em Feuerstein: A Interação Professor-aluno como Potencializadora da Aprendizagem
Resumo:• A Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva de Reuven Feuerstein;• A qualidade da interação como potencializadora da aprendizagem;• A interação que promove o desenvolvimento da inteligência;• Aprendizagem significativa;• Alegria de ensinar e a alegria de aprender.
Docente(s):
Marcos MeierCuritiba / PR / BR[currículo]
• Psicólogo;• Matemático;• Mestre em Educação;• Consultor nas áreas de desenvolvimento pessoal e da inteligência, educação e inteligência espiritual.
CO10 - Alteração da Fala e sua Relação com a Aprendizagem
Resumo:• Falar errado interfere no aprendizado da escrita?• Crianças que falam errado percebem estes erros?• O comportamento de quem sabe que fala errado é diferente dos outros alunos?• Os professores identificam os problemas de fala? Quais?• Quais são os problemas de pronúncia mais frequentes e como eles podem ser resolvidos?• Seria o professor um elemento chave na vida futura de quem fala errado?
Docente(s):
Irene MarchesanSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Fonoaudióloga;• Mestre em Distúrbios da Comunicação – PUC-SP;• Doutora em Educação – UNICAMP.
CO11 - Modalidades de Aprendizagem e as Ferramentas de Intervenção Psicopedagógica
Resumo:• Os conceitos sobre as modalidades da aprendizagem relacionadas às de ensino que prevalecem nas famílias, escolas e mídia;• A Incidência de novos contextos sociais nas primeiras aprendizagens – considerados paradigmáticos - e suas possíveis reconstruções na adolescência;• Antes de se procurar por novas respostas para antigas perguntas, proponho formular novas perguntas. Desconstruir o que já foi estabelecido para transformar nosso modo de pensar como psicopedagogos. Necessitamos dar atenção às "capacidades" para entendermos os "déficits" e, principalmente, para criarmos espaços de responsabilidade;• Os conceitos de Donald Winnicott, que associam o brincar e o aprender com a "capacidade de se estar a sós e disponível na presença de outro" e a "capacidade de envolvimento", são ensinamentos que me servem de suporte.
Docente(s):
Alicia FernándezBuenos Aires / EXT / AR[currículo]
• Psicopedagoga autora dos siguintes livros, traduzidos em português: - “A inteligencia aprisionada” (ArtMed) - “A mulher escondida na professora” (ArtMed)- “O saber em jogo” (ArtMed)- “Os idiomas do aprendente” (ArtMed)- “Psicopedagogia em psicodrama” (Editora Vozes)• Diretora da Revista E.Psi.B.A. (Espaço Psicopedagógico brasileiro-argentino-uruguaio). Onze números editados.• Convidada a ministrar Seminarios, Cursos e Conferências em Universidades e diversas Instituições da Argentina, Uruguai, Brasil, México, Estados Unidos, Espanha, Alemania, Francia e Portugal.
CO12 - Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem: Mitos e Verdades que todo Professor Deve Conhecer
Resumo:• A natureza do sistema alfabético de escrita;• Fases de desenvolvimento da leitura e da escrita;• Estratégias de leitura;• Caracterizando as dislexias e os distúrbios de aprendizagem: desfazendo mitos;• Indicativos de risco para problemas de aprendizagem.
Docente(s):
Jaime ZorziSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Fonoaudiólogo especialista em linguagem pelo CFFa – Conselho Federal de Fonoaudiologia; • Doutor em Educação pela UNICAMP; • Pesquisador nas áreas de desenvolvimento da linguagem oral e escrita; • Autor de várias obras ligadas à linguagem, aprendizagem e educação.
Momento Cultural (MC)
11/06 - 17:15 às 18:45
MC13 - O Segredo na Educação: A Lei da Atração Aplicada nas Relações Professor - Aluno - Conhecimento
Resumo:
Palestra show, no formato de espetáculo, realizada por professores sobre os temas: educação, aprendizagem, novas teorias aplicadas a educação, o lúdico como fator de aprendizagem expressiva, passando pelos novos desafios da educação, em contextos tão modernos e multifacetados. A palestra aborda como a Lei da Atração pode ajudar a melhorar as relações de ensino/aprendizagem entre professores e alunos. Como podemos, a partir da aplicação do Segredo na educação, auxiliar professores a realizarem aulas mais dinâmicas e atraentes.
Docente(s):
Max HaetingerPorto Alegre / RS / BR[currículo]
• Graduado na Escola Superior de Educação Física, Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Economia na PUC-RS. • Pós-graduado em Informática na educação (UFRGS), Psicopedagogia (Candido Mendes), Técnicas de Expressão Criadora (Lyon, França). • Mestre em Educação (Winc.EUA), Mestre em Educação a distancia (AWU/EUA) e Aluno especial do Doutorado em Informática na Educação(UFRGS).• Professor em várias Pós-graduações entre elas Castelo Branco-IESDE, Universidade de Passo Fundo( UPF), Universidade do Porto (UP-Portugal) Universidade do Texas (UT-EUA) e Universidade SEBRAE de Negócios (USEN Brasil).• Diretor do Instituto Criar.• Desenvolveu pesquisas e apresenta trabalhos sobre temas ligados à criatividade, Informática aplicada aos processos educacionais, artes e educação física. • Consultor da Microsoft Educação Brasil para informática na Educação.• Paralelamente, desenvolveu a atividade de diretor de teatro, cinema e televisão. • Autor dos livros sobre criatividade e motivação.
Luís LuciniPorto Alegre / RS / BR[currículo]
• Licenciatura plena em Educação Física Instituto Porto Alegre – 1993• Pós-Graduado em Psicologia do Exercício Físico e do Esporte PUCRS – 1998 • Pós-Graduado em Psicologia nas Organizações PUCRS – 2005
Clóvis RochaPorto Alegre / RS / BR[currículo]
• Licenciado em Educação Física (UFRGS)• Especialização em Dança (PUCRS)
MC14 - Histórias Para Vencer os Desafios
Resumo:
Resumo não fornecido pelo palestrante.
Docente(s):
Lúcia FidalgoRio de Janeiro / RJ / BR[currículo]
• Mestre em Educação;• Bibliotecária;• Contadora de histórias do Grupo Morandubetá;• Escritora.
MC15 - Como a Música Encanta a Criança
Resumo:
Resumo não fornecido pelo palestrante.
Docente(s):
Guilherme RomanelliCuritiba / PR / BR[currículo]
• Formação em Artes;• Mestre em Educação;• Doutorando em Educação na UFPR;• Professor de Música e Pedagogia da UFPR;• Autor de livros sobre música e cultura.
CICLO 1 - Palestras (P)
12/06 - 08:30 às 10:00
P16 - Como Interagir com o Aluno, Conquistando-o para uma Melhor Aprendizagem. “A Psicologia em Sala de Aula’’
Resumo:• O professor "amigo" e suas caracteristicas facilitadoras da aprendizagem;• A construcao do vinculo entre porfessor e aluno;• As caracteristicas de um excelente professor segundo os alunos;• As caracteristicas de um excelente professor segundo a teoria de Feuerstein;• Como conquistar a atencao e a reciprocidade dos alunos.
Docente(s):
Marcos MeierCuritiba / PR / BR[currículo]
• Psicólogo;• Matemático;• Mestre em Educação;• Consultor nas áreas de desenvolvimento pessoal e da inteligência, educação e inteligência espiritual.
P17 - Avaliação e Intervenção Multidisciplinar no Tratamento de TDAH. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Resumo:
• O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, cujas características influenciam todas as áreas da vida de uma pessoa.• É significativo o prejuízo que o TDAH traz para o processo de aprendizagem e a vida escolar de um aluno.• Um diagnóstico correto e adequado é um processo que não pode ser apressado.• Segundo a literatura científica, o tratamento multidisciplinar é o mais adequado para crianças e adolescentes.
Docente(s):
Maria Cristina BrombergCuritiba / PR / BR[currículo]
• Pedagoga, Especialista em Orientação Educacional; • Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento; • Bacharel em Letras; • Professora do Curso de Pós- Graduação em Neuropsicologia; • Pesquisadora e Autora de livros na área.
P18 - A Coordenação Pedagógica Mobilizando o Professor para uma Boa Aula
Resumo:• O que é uma boa aula e para quem ela é boa? • Projetando e Planejando a Escola, a Educação e a Aula; • Coordenação Pedagógica e o Professor: uma parceria de funções e responsabilidades; • A Mobilização como função principal da liderança; • Uma questão de gestão: a construção coletiva da qualidade da educação.
Docente(s):
Marco FerrazSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Educador; • Palestrante;• Assessor de escolas do Ensino Básico ao Superior, de Sistemas de Ensino e de Redes Públicas;• Diretor da Prof. Assessoria em Educação.
P19 - A Produção Simbólica e a Desconstrução do Erro no Aprendizado
Resumo:
O curso tem por objetivo destacar a importância das atividades simbólicas lúdicas para o desenvolvimento humano e suas relações com as dificuldades de aprendizagem produzidas no contexto escolar.
Principais tópicos• O aparecimento da função simbólica; • Função semiótica e desenvolvimento humano; • Símbolos, signos e aprendizagem; • Mundo lúdico e erros semióticos; • Afeto, cognição e a desconstrução do erro no contexto escolar.
Docente(s):
Mário Sérgio VasconcelosAssis / SP / BR[currículo]
• Psicólogo;• Mestre em Psicologia Social;• Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano;• Pós-doutor em Processos Cognitivos, Professor livre-docente e em Psicologia do Desenvolvimento;• Vice-presidente da SBPD e Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP;• Desenvolve pesquisas na áreas de desenvolvimento humano e educação, construção de valores na escola, funções do brincar e relações entre criatividade e conhecimento;• Autor de livros na área.
CICLO 2 - Palestras (P)
12/06 - 10:45 às 12:15
P20 - Professor e Aprendiz: Motivação e Aprendizagem
Resumo:• Aprendizagem – conceito• Fatores que interferem na aprendizagem• Relação entre motivação e aprendizagem• Motivação – conceito e funções • O papel do professor como elemento motivador• O papel do aluno na aprendizagem
Docente(s):
Tania ZaguryRio de Janeiro / RJ / BR[currículo]
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Filósofa, graduada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Professora de Psicologia da Educação, Sociologia, Filosofia e Didática
Pesquisadora em Educação, com 15 livros publicados.
P21 - Alfabetização: Distúrbios de Aprendizagem ou Equívocos no Processo de Ensino?
Resumo:Objetiva desvelar fundamentos psicológicos e linguísticos que embasam o processo de aquisição da língua escrita, levando em consideração alguns equívocos ainda existentes no encaminhamento metodológico e a diferença entre alfabetização e letramento. Concomitante a essa constatação, atividades práticas demonstrarão a possibilidade de avanços.
Docente(s):
Sandra BozzaCuritiba / PR / BR[currículo]
• Professora de Pós-graduação de Metodologia de Alfabetização;• Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Curitiba;• Consultora de instituições educacionais públicas e privadas;• Co-autora da Proposta Curricular Municipal de Alfabetização de Curitiba;• Autora de livros técnicos e didáticos na área de Língua Portuguesa;
P22 - O Psicopedagogo e o seu Papel Frente às Dificuldades de Aprendizagem
Resumo:
• Psicopedagogia: definição e construção;• Campos de atuação do psicopedagogo; a) da clínica às instituições b) da infância ao adulto• A Psicopedagogia e a ação do professor;• A Psicopedagogia e ação do gestor;• A Psicopedagogia e a ação do coordenador pedagógico e orientador educacional.
Docente(s):
Nívea FabrícioSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Psicologa, • Psicopedagoga, • Psicanalista e psicoterapeuta familiar.
P23 - Stress Infantil e as Consequências Psicológicas, Familiares e Sociais que Acometem nossos Alunos
Resumo:• Conceito de stress• Fontes internas do stress• Fontes externas do stress• Conseqüências psicológicas• Conseqüências físicas• A escola, a família e a sociedade como causa do stress• Prevenção e intervenção do stress
Docente(s):
Alessandra WajnsztejnSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Psicóloga; • Psicopedagoga; • Especialista em Aprendizagem e Dislexia; • Coordenadora do ABC Núcleo; • Especializanda em Neuropsicologia;• Coordenadora do Grupo de Transtornos de Aprendizagem e Dislexia da Faculdade de Medicina do ABC.
Mesas de Debates (M1)
12/06 - 14:00 às 15:45
M24 - Qual o Diagnóstico e Intervenção Multiprofissional das Crianças com Dificuldades de Aprendizagem?
Resumo:
Resumo não fornecido pelo palestrante.
Docente(s):
Nívea FabrícioSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Psicologa, • Psicopedagoga, • Psicanalista e psicoterapeuta familiar.
Isabel ParolinCuritiba / PR / BR[currículo]
• Pedagoga; • Psicopedagoga e • Mestre em Psicologia da Educação; • Psicopedagoga clínica e consultora institucional de escolas públicas e privadas; • Professora e palestrante;• Sócia titular da ABPp; • Autora de vários livros e artigos.
Rubens WajnsztejnSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Médico, Neurologista Infantil;• Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana;• Professor de Neurologia; • Professor de Pós-gradução em Psicologia e Fonoaudiologia da Universidade Metodista – S.B.Campo, desde 1996.
Maria Cristina BrombergCuritiba / PR / BR[currículo]
• Pedagoga, Especialista em Orientação Educacional; • Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento; • Bacharel em Letras; • Professora do Curso de Pós- Graduação em Neuropsicologia; • Pesquisadora e Autora de livros na área.
Lúcia FidalgoRio de Janeiro / RJ / BR[currículo]
• Mestre em Educação;• Bibliotecária;• Contadora de histórias do Grupo Morandubetá;• Escritora.
M25 - Problemas de Aprendizagem. O que se Passa no Cérebro?
Resumo:
Resumo não fornecido pelo palestrante.
Docente(s):
Rosita Edler CarvalhoRio de Janeiro / RJ / BR[currículo]
• Pedagoga;• Mestre em Políticas Públicas;• Mestre em Psicologia;• Doutora em Educação.
Egídio RomanelliCuritiba / PR / BR[currículo]
• Doutor em Psicologia pela Universidade de Toulouse, França.• Pós-doutor em Neuropsicologia pela Universidade de Montreal, Canadá.• Professor titular do curso de Medicina da PUC PR.• Professor aposentado dos cursos de mestrado em Psicologia e em Educação da UFPR. • Conferencista em congressos e docente em cursos de pós-graduação e de aperfeiçaoamento.
Telma PantânoSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Fonoaudióloga;• Psicopedagoga;• Mestre e Doutora em Ciências;• Coordenadora e Professora dos cursos de Neurociências;• Colaboradora do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Kátia XavierRio de Janeiro / RJ / BR[currículo]
• Formada em Pedagogia e Educação Física;• Doutora e Mestre em Educação;• Especialista em Orientação Educacional; • Professora em curso de Graduação e Pós-graduação; • Pesquisadora em Inclusão na Educação.
Berenice RomanelliCuritiba / PR / BR[currículo]
• Psicóloga;• Pós-graduada em Neuropsicologia;• Mestre em Educação;• Doutoranda em Educação pela UFPR.
M26 - Como a Formação dos Profissionais Pode Influir no Rendimento do Aluno?
Resumo:
Resumo não fornecido pelo palestrante.
Docente(s):
Celso AntunesSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Mestre em Ciências Humanas; • Especialista em Inteligência e Cognição; • Autor de mais de 50 obras sobre temas educacionais editadas no Brasil e traduzidas na Europa, América do Norte e todos os países da América do Sul; • Membro Diretor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (UNESCO); • Proferiu palestras, cursos e seminários no Brasil, Uruguai, Argentina, Espanha, México e Portugal.
Marco FerrazSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Educador; • Palestrante;• Assessor de escolas do Ensino Básico ao Superior, de Sistemas de Ensino e de Redes Públicas;• Diretor da Prof. Assessoria em Educação.
Sandra BozzaCuritiba / PR / BR[currículo]
• Professora de Pós-graduação de Metodologia de Alfabetização;• Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Curitiba;• Consultora de instituições educacionais públicas e privadas;• Co-autora da Proposta Curricular Municipal de Alfabetização de Curitiba;• Autora de livros técnicos e didáticos na área de Língua Portuguesa;
Ana Ruth StarepravoCuritiba / PR / BR[currículo]
• Pedagoga e Mestre em Educação pela UFPR• Doutoranda em Educação pela USP• Experiência docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior• Experiência em coordenação pedagógica de Educação Infantil ao Ensino Médio • Docente em cursos de Formação de Professores em diferentes estados brasileiros, trabalhando com temas relacionados ao ensino e aprendizagem de matemática, à interdisciplinaridade e ao planejamento e avaliação da aprendizagem.• Autora de livros didáticos e de metodologia do ensino de matemática (séries iniciais)• Consultora de materiais didáticos e propostas curriculares na área de matemática em instituições públicas e privadas de ensino.
Silvia ColelloSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Pedagoga; • Mestre e Doutora em Educação; • Especialista em Psicomotricidade; • Professora de Educação Infantil e de Ensino Fundamental; • Pesquisadora e Autora de artigos e livros da área.
M27 - Qual a Propagação dos Valores na Superação de Dificuldades de Aprendizagem?
Resumo:
Resumo não fornecido pelo palestrante.
Docente(s):
Max HaetingerPorto Alegre / RS / BR[currículo]
• Graduado na Escola Superior de Educação Física, Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Economia na PUC-RS. • Pós-graduado em Informática na educação (UFRGS), Psicopedagogia (Candido Mendes), Técnicas de Expressão Criadora (Lyon, França). • Mestre em Educação (Winc.EUA), Mestre em Educação a distancia (AWU/EUA) e Aluno especial do Doutorado em Informática na Educação(UFRGS).• Professor em várias Pós-graduações entre elas Castelo Branco-IESDE, Universidade de Passo Fundo( UPF), Universidade do Porto (UP-Portugal) Universidade do Texas (UT-EUA) e Universidade SEBRAE de Negócios (USEN Brasil).• Diretor do Instituto Criar.• Desenvolveu pesquisas e apresenta trabalhos sobre temas ligados à criatividade, Informática aplicada aos processos educacionais, artes e educação física. • Consultor da Microsoft Educação Brasil para informática na Educação.• Paralelamente, desenvolveu a atividade de diretor de teatro, cinema e televisão. • Autor dos livros sobre criatividade e motivação.
Vasco MorettoBrasilia / DF / BR[currículo]
• Mestre em Didática das ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá. • Licenciado em Física pela Universidade de Brasília-UnB. • Especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB.
Marcos MeierCuritiba / PR / BR[currículo]
• Psicólogo;• Matemático;• Mestre em Educação;• Consultor nas áreas de desenvolvimento pessoal e da inteligência, educação e inteligência espiritual.
Mário Sérgio VasconcelosAssis / SP / BR[currículo]
• Psicólogo;• Mestre em Psicologia Social;• Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano;• Pós-doutor em Processos Cognitivos, Professor livre-docente e em Psicologia do Desenvolvimento;• Vice-presidente da SBPD e Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP;• Desenvolve pesquisas na áreas de desenvolvimento humano e educação, construção de valores na escola, funções do brincar e relações entre criatividade e conhecimento;• Autor de livros na área.
Joe GarciaCuritiba / PR / BR[currículo]
Mestre e Doutor em Educação; Pesquisador, consultor e conferencista no campo educacional; Autor de diversos artigos e livros; Especialista em indisciplina e educação em valores na escola. Atua na capacitação de professores das redes pública e privada e participado de projetos envolvendo indisciplina, avaliação, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
CICLO 3 - Palestras (P)
12/06 - 16:30 às 18:00
P28 - Distúrbios de Conduta e de Aprendizagem: Diagnóstico e Tratamento
Resumo:• Diagnóstico dos distúrbios de conduta;• Classificação dos distúrbios de aprendizagem;• Aprendizagem e conduta: relações entre as alterações;• Princípios da intervenção escolar e abordagem Psicopedagógica.
Docente(s):
Telma PantânoSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Fonoaudióloga;• Psicopedagoga;• Mestre e Doutora em Ciências;• Coordenadora e Professora dos cursos de Neurociências;• Colaboradora do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas da FMUSP.
P29 - Crianças Hiperativas e a Construção da Autoestima
Resumo:• Mal criadas ou Hiperativas?• A hieratividade e suas repercussões• A construção da Autoestima• O sentimento de ser capaz de Aprender
Docente(s):
Isabel ParolinCuritiba / PR / BR[currículo]
• Pedagoga; • Psicopedagoga e • Mestre em Psicologia da Educação; • Psicopedagoga clínica e consultora institucional de escolas públicas e privadas; • Professora e palestrante;• Sócia titular da ABPp; • Autora de vários livros e artigos.
P30 - Como Transformar o Erro em Acerto? Estratégias de Intervenção para Otimizar o Conhecimento dos Nossos Alunos
Resumo:• A noção de certo e errado na aprendizagem;• O raciocínio da criança e o raciocínio do adulto;• Como avaliar negativamente e como avaliar positivamente;• O estabelecimento de metas de trabalho a curto, médio e longo prazo: desenvolvendo competências;• Como conduzir o aprendizado.
Docente(s):
Vasco MorettoBrasilia / DF / BR[currículo]
• Mestre em Didática das ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá. • Licenciado em Física pela Universidade de Brasília-UnB. • Especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB.
P31 - Aprendizagem, Escola e Orientação Familiar
Resumo:• Escola e Família: qual o lugar de cada uma no processo de aprendizado da criança?• Educação escolar – é responsabilidade da escola. Educação familiar – é responsabilidade da família. E a dificuldade de aprendizagem, de quem é a responsabilidade?• Um olhar sistêmico sobre família, escola e aprendizado na busca de compreender a inter-relação e interdependência de todos os elementos envolvidos, criando um diálogo colaborativo na busca de melhores possibilidades.
Docente(s):
Ana Maria EscobarSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Pedagoga, • Psicopedagoga, • Terapeuta Casal e Família.
BLOCO 1 - Cursos (C)
13/06 - 09:00 às 12:15
C32 - Criatividade e Inclusão em Educação: Tecendo Possíveis Relações
Resumo:• Criatividade e Inclusão em Educação: representações e práticas sociais• Criatividade e inclusão na educação infantil e séries iniciais: possibilidades e desafios• A criatividade do professor e a prática pedagógica inclusiva: construindo estratégias de ação• Por uma Pedagogia da flexibilidade
Docente(s):
Kátia XavierRio de Janeiro / RJ / BR[currículo]
• Formada em Pedagogia e Educação Física;• Doutora e Mestre em Educação;• Especialista em Orientação Educacional; • Professora em curso de Graduação e Pós-graduação; • Pesquisadora em Inclusão na Educação.
C33 - O Desenvolvimento Neurológico e a Aprendizagem na Infância e Adolescência. Aspectos Neuromotores, Cognição e Estimulação
Resumo:
• Partindo do princípio de que hiperatividade não é uma doença e sim um sintoma, são discutidos os diagnósticos que podem estar associados a agitação psicomotora, desatenção e, a consequente, dificuldade na aprendizagem.• Os aspectos neurológicos e emocionais são discutidos profundamente, além de buscar soluções para conter a criança hiperativa.• Medicação: pontos positivos e, principalmente, os efeitos colaterais indesejáveis.
Docente(s):
Rubens WajnsztejnSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Médico, Neurologista Infantil;• Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana;• Professor de Neurologia; • Professor de Pós-gradução em Psicologia e Fonoaudiologia da Universidade Metodista – S.B.Campo, desde 1996.
C34 - A Criatividade no Processo de Desenvolvimento da Criança: Dialogando com a Música
Resumo:
Resumo não fornecido pelo palestrante.
Docente(s):
Guilherme RomanelliCuritiba / PR / BR[currículo]
• Formação em Artes;• Mestre em Educação;• Doutorando em Educação na UFPR;• Professor de Música e Pedagogia da UFPR;• Autor de livros sobre música e cultura.
C35 - Indisciplina e Limites: Uma Perspectiva Formativa
Resumo:
Os problemas de indisciplina vêm transformando a convivência e o ambiente de aprendizagem em muitas escolas. Neste curso exploramos um conjunto de princípios e práticas educacionais para um trabalho com disciplina formativa em sala de aula. Através de uma reflexão pedagógica, analisamos a natureza, expressões e significados da indisciplina na escola, e refletimos sobre um trabalho com disciplina baseado nos pilares do cuidar e do educar.
Docente(s):
Joe GarciaCuritiba / PR / BR[currículo]
Mestre e Doutor em Educação; Pesquisador, consultor e conferencista no campo educacional; Autor de diversos artigos e livros; Especialista em indisciplina e educação em valores na escola. Atua na capacitação de professores das redes pública e privada e participado de projetos envolvendo indisciplina, avaliação, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
C36 - A Construção do Fracasso Escolar: Afinal Por Que é tão Difícil Ensinar?
Resumo:
O encontro tem como objetivo compreender a produção do fracasso escolar nas relações entre o aluno, a escola e o contexto sociocultural. Nessa perspectiva, o enfrentamento de questões aparentemente óbvias (o que ensinar, como ensinar, por que ensinar e para que aprender) remetem à consideração dos desafios que hoje se impõem aos professores.
Conteúdo:
• Fracasso escolar: uma questão multirrelacional;• A relação mundo-escola na produção do fracasso escolar;• A relação mundo-aluno na produção do fracasso escolar;• A relação escola-aluno na produção do fracasso escolar;• Desafios aos educadores: é possível transformar a escola?
Docente(s):
Silvia ColelloSão Paulo / SP / BR[currículo]
• Pedagoga; • Mestre e Doutora em Educação; • Especialista em Psicomotricidade; • Professora de Educação Infantil e de Ensino Fundamental; • Pesquisadora e Autora de artigos e livros da área.
BLOCO 2 - Cursos (C)
13/06 - 14:15 às 17:30
C37 - Capacitação dos Profissionais na Educação Inclusiva e Currículo Inclusivo
Resumo:• O ensino e a aprendizagem na perspectiva inclusiva;• O atendimento educacional especializado e a formação continuada;• Currículo aberto às diferenças.
Docente(s):
Rosângela MachadoBrasília / DF / BR[currículo]
• Mestre em Educação; • Doutoranda em Educação pela Unicamp; • Coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis; • Coordenadora de Políticas da Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação.
C38 - Psicomotricidade Relacional na Educação: Diversidade de uma Prática
Resumo:• Quando a educação alcança a dimensão afetiva;• Ação de Cidadania e Transformação Social• Despertando o desejo de aprender a aprender• Ferramenta de apoio Especial
Docente(s):
José Leopoldo VieiraCuritiba / PR / BR[currículo]
• Mestre em Educação Especial; • Terapeuta Pós-Graduado na Área de Movimento Humano; • Psicomotrista Relacional Didata e Analista Corporal da Relação Didata, formado por André Lapierre; • Psicomotrista Titular da SBP; • Vice-Presidente da SIAC América do Sul; • Diretor do CIAR.
C39 - A Arte de Contar Histórias e sua Importância na Aprendizagem
Resumo:• A importância das histórias e de outras leituras na formação do aluno;• A contação de histórias como instrumento de avaliação no processo de aprendizado e na construção de significados da educação infantil Lúcie das séries iniciais.
Docente(s):
Lúcia FidalgoRio de Janeiro / RJ / BR[currículo]
• Mestre em Educação;• Bibliotecária;• Contadora de histórias do Grupo Morandubetá;• Escritora.
C40 - Neurodesenvolvimento Infantil e os Problemas de Aprendizagem
Resumo:
•O sistema nervoso •Neurogênese •O processo de aprendizagem à luz da neuropsicologia •Problemas de aprendizagem e suas causas
Docente(s):
Berenice RomanelliCuritiba / PR / BR[currículo]
• Psicóloga;• Pós-graduada em Neuropsicologia;• Mestre em Educação;• Doutoranda em Educação pela UFPR.
C41 - O Jogo Como Ferramenta Para Superação das Dificuldades no Desenvolvimento do Raciocínio - Lógico - Matemático
Resumo:
• As dificuldades encontradas pelos alunos para aprender matemática;• Aprender matemática para resolver problemas ou resolver problemas para aprender matemática?• O papel dos jogos e brincadeiras na aprendizagem de matemática;• Para além dos conteúdos escolares: aprendizagem para a vida.
Docente(s):
Ana Ruth StarepravoCuritiba / PR / BR[currículo]
• Pedagoga e Mestre em Educação pela UFPR• Doutoranda em Educação pela USP• Experiência docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior• Experiência em coordenação pedagógica de Educação Infantil ao Ensino Médio • Docente em cursos de Formação de Professores em diferentes estados brasileiros, trabalhando com temas relacionados ao ensino e aprendizagem de matemática, à interdisciplinaridade e ao planejamento e avaliação da aprendizagem.• Autora de livros didáticos e de metodologia do ensino de matemática (séries iniciais)• Consultora de materiais didáticos e propostas curriculares na área de matemática em instituições públicas e privadas de ensino.
Informações no site:www.futuroeventos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Diz-se que o homem vale pelo que sabe, mas vale mais aquele que sabe como dizer aquilo que sabe."Edmundo de Amicis

SEJA BEM-VINDO!

"A disciplina é a parte mais importante do sucesso"Truman Capote

"As dificuldades devem ser usadas para superar obstáculos e vencer, não para desencorajar. O espiríto humano cresce mais forte no conflito".Willilam Channing

"O plano que não tem lugar para mudanças é um plano ruim"Syrus

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida."Sandra Carey

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."Cícero

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la."H.w.Beecher

SLIDES PEDAGOGIA PARA A VIDA, LINDO! CLIQUE.


http://yasminrs.com/pps/034-Pedagogia-para-a-Vida.html

"Por educação espiritual entendo a educação do coração. O desenvolvimento apropriado e completo da mente dá-se, portanto, só quando caminham no mesmo ritmo a educação das faculdades físicas e a educação das faculdades espirituais da criança. Elas constituem um todo indivisível. Segundo esta teoria, portanto, é erro grosseiro supor que podem ser desenvolvidas separadamente uma das outras." Mahatma Gandhi

Bulling

Você pode Tudo! Supere! (diminua ou pare a mídia do blog, para assistir o vídeo)

MULHER

À você mulher Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. Autor: (Desconhecido)

UMA VITÓRIA!

15/12/2009 Câmara aprova a regulamentação da profissão de psicopedagogia A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade de psicopedagogia. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta seguirá para análise do Senado. O relator, deputado Mauricio Quintella Lessa (PR-AL), advertiu que não é possível ao Legislativo ter iniciativa para criar o conselho da classe, como apontou a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. Ele votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta. Agência Câmara