borboletas

c

arte e terapia

MULHER!


Dia da Mulher - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Dia da Mulher:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/609/1/dia-mulher.html[red]***[/red]

segunda-feira, 27 de julho de 2009


PSICOPEDAGOGIA

Sobre a profissão
O psicopedagogo é o profissional que pesquisa os processos psicológicos envolvidos na aprendizagem. Ele estuda os problemas e as dificuldades encontradas pelas pessoas na busca do conhecimento.Esse profissional identifica os transtornos de aprendizagem que dificultam a vida dos estudantes, crianças e adultos. Ele acompanha o processo de aprendizagem avaliando o nível de assimilação do conteúdo transmitido em sala de aula.Para isso a psicopedagogia integra os conceitos da psicologia, pedagogia, psicanálise e antropologia, é uma ciência essencialmente transdisciplinar. Em geral, atua quando existe uma disfunção, buscando a compreensão do problema e sua solução. Mas pode trabalhar também na prevenção de eventos, como, por exemplo, evasão escolar, através da assessoria no desenvolvimento de políticas públicas para educação.Além do trabalho em escolas esse profissional pode desenvolver atividades em hospitais e clínicas de restabelecimento, conciliando a internação com a continuação dos estudos. Projetos culturais que envolvem a difusão do conhecimento também precisam do psicopedagogo para elaborar suas estratégias e avaliar seus resultados.Nívea Fabrício, presidente da Associação brasileira de psicopedagogia, define o profissão: "A psicopedagogia trabalha e estuda a aprendizagem, o sujeito que aprende, aquilo que ele está apontando como a escola em seu conteúdo sociocultural. É uma área das Ciências Humanas que se dedica ao estudo dos processos de aprendizagem. Podemos hoje afirmar que a Psicopedagogia é um espaço transdisciplinar, pois se constitui a partir de uma nova compreensão acerca da complexidade dos processos de aprendizagem e, dentro desta perspectiva, das suas deficiências." (Nívea M. C. Fabrício).
Tipos de Curso
a) Nível Superior – Pós-graduação:
Duração média de 2 anos. A especialização em psicopedagogia é uma opção para os profissionais formados em pedagogia ou psicologia. Complementa os conhecimentos acerca dos processos de aprendizagem envolvidos na transmissão do conhecimento.b) Nível Superior – Bacharelado: Duração média de 4 anos. O curso habilita o profissional a trabalhar nas áreas clínica e institucional. A grade curricular oferecida varia de acordo com as escolas, em geral são disciplinas da área de humanas como língua portuguesa, filosofia, sociologia, cultura e ética, e as do universo médico como a neurofisiologia. Também oferecem as disciplinas específicas, que integralizam o desenvolvimento profissional do aluno, como: neuroanatomia funcional, psicologia da educação, diagnóstico e intervenção psicopedagógica, estratégias psicopedagógicas de intervenção educacional e familiar, fundamentos psicopedagógicos do jogo, neuropsicopedagogia, métodos de investigação em educação e pesquisa em psicopedagogia, psicopedagogia clínica e institucional, psicomotricidade, legislação do ensino e informática aplicada. O estágio supervisionado é obrigatório.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho tem aumentado conforme a profissão e seu campo de ação ficam mais conhecidos. O que era uma novidade agora já está totalmente popularizado, escolas, empresas, instituições sócio-educativas e até o mercado de produção multimidiática contratam esse profissional.Com as novas leis de inclusão social de portadores de necessidades especiais de aprendizagem, as escolas regulares se viram obrigadas a se preparar para receber esses alunos diferentes, de forma que os piscopedagogos têm encontrado muitas portas abertas.As leis de inclusão social também abriram vagas para o profissional nas empresas. Elas devem preencher seus quadros funcionais com 5% de deficientes, e recorrem ao psicopedagogo para orientar a seleção de funcionários para contratação e também para promover o aprendizado das funções necessárias.
Ofertas de Emprego
O psicopedagogo pode trabalhar na orientação pedagógica, dando assistência e orientação a professores, auxiliando nos casos de problemas de aprendizado; pode exercer a prática clínica, atendendo em consultório ou em clínicas multidisciplinares, associado a outros profissionais; e pode trabalhar com a implementação de projetos de educação continuada para pacientes em longos períodos de internação.As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de empregos para o psicopedagogo, já que possuem um grande número de escolas e empresas. No entanto existem vagas espalhadas por todo o país, especialmente nas capitais e cidades interioranas de médio e grande porte.As empresas que mais requisitam esses profissionais são instituições de ensino, organizações não governamentais voltadas para a difusão do conhecimento, instituições de ação sócio-educativa, clínicas especializadas e o serviço público.Os governos federal, estadual e municipal freqüentemente realizam concursos para a contratação de psicopedagogos para atuação em escolas e no planejamento de políticas públicas de educação. No caso da psicopedagogia ser uma pós-graduação, o profissional fica habilitado para lecionar no ensino superior.
Faixa Salarial
Depende da formação profissional, para os pós-graduados o salário médio inicial fica em torno de R$ 3000,00, para bacharéis a média inicial é de R$ 1800,00.
Testemunhal do Aluno
"Estou terminando a pós-graduação em psicopedagogia e fazendo o estágio clínico. Estou apaixonada pela área, mas concordo que existe uma separação muito grande entre a prática e a teoria, é preciso estar informada sobre a atuação da psicopedagogia em todos os lugares!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Diz-se que o homem vale pelo que sabe, mas vale mais aquele que sabe como dizer aquilo que sabe."Edmundo de Amicis

SEJA BEM-VINDO!

"A disciplina é a parte mais importante do sucesso"Truman Capote

"As dificuldades devem ser usadas para superar obstáculos e vencer, não para desencorajar. O espiríto humano cresce mais forte no conflito".Willilam Channing

"O plano que não tem lugar para mudanças é um plano ruim"Syrus

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida."Sandra Carey

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."Cícero

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la."H.w.Beecher

SLIDES PEDAGOGIA PARA A VIDA, LINDO! CLIQUE.


http://yasminrs.com/pps/034-Pedagogia-para-a-Vida.html

"Por educação espiritual entendo a educação do coração. O desenvolvimento apropriado e completo da mente dá-se, portanto, só quando caminham no mesmo ritmo a educação das faculdades físicas e a educação das faculdades espirituais da criança. Elas constituem um todo indivisível. Segundo esta teoria, portanto, é erro grosseiro supor que podem ser desenvolvidas separadamente uma das outras." Mahatma Gandhi

Bulling

Você pode Tudo! Supere! (diminua ou pare a mídia do blog, para assistir o vídeo)

MULHER

À você mulher Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. Autor: (Desconhecido)

UMA VITÓRIA!

15/12/2009 Câmara aprova a regulamentação da profissão de psicopedagogia A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade de psicopedagogia. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta seguirá para análise do Senado. O relator, deputado Mauricio Quintella Lessa (PR-AL), advertiu que não é possível ao Legislativo ter iniciativa para criar o conselho da classe, como apontou a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. Ele votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta. Agência Câmara