borboletas

c

arte e terapia

MULHER!


Dia da Mulher - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Dia da Mulher:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/609/1/dia-mulher.html[red]***[/red]

sábado, 18 de julho de 2009




  1. O MEDO NA SALA DE AULA

    Alunos desmotivados, infra-estrutura escolar precária e professores despreparados são apenas alguns dos ingredientes que nos alertam para a indisciplina escolar que, de um inicial desrespeito as regras regimentais tristemente evolui para situações de violência e de risco que faz com que muitos professores agreguem o medo aos desafios que enfrentam.

    E os números confirmam com transparência esse quadro: quatro em cada dez das melhores escolas públicas de São Paulo registram casos de violência e a proporção cresce para seis em cada dez entre escolas com o desempenho mais fraco no Saresp. Além de dados regionais, pesquisas da International Stress Management e Unesco destacam que 46% dos professores brasileiros apontam a indisciplina em sala de aula como sua maior dificuldade pedagógica e cerca de 52% admitem que convivem diariamente com ironia e desrespeito, em escolas onde depredações, roubos e pichações constituem fatos da rotina. Colocar em dúvida a existência desse problema é impossível e, assim, o que de mais urgente se procura são algumas soluções.

    O pequeno quadro abaixo as sintetiza. Na coluna da esquerda as essenciais características de escolas que apresentam problemas de indisciplina e violência e na coluna ao lado, os elementos que marcam as atividades pedagógicas em escolas onde o problema disciplinar é contornado sem conflito. Transfira os fundamentos desses estudos para sua escola e perceba com são nítidas as raízes do problema:

GRAVES PROBLEMAS DISCIPLINARES

  • PROBLEMAS DISCIPLINARES IRRELEVANTES
  • AUSÊNCIA DE INFRA-ESTRUTURA MÍNIMA – CLIMA EMOCIONAL PRODUTIVO.
  • ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS, MAS PRAZEROSAS
  • PROFESSORES DESPREPARADOS PARA USO DE RECURSOS E UTILIZAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
  • PROFESSORES EXPERIENTES E DEVIDAMENTE QUALIFICADOS
  • CHOQUE DE GERAÇÕES E DE VALORES ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
  • FORMAÇÃO SOCIOLÓGICA E ANTROPOLÓGICA DOS PROFESSORES PARA COMPREENDER AS NOVAS GERAÇÕES
  • ENVOLVIMENTO FAMILIAR INTEGRAL NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E RESPEITO
  • PAIS QUE EFETIVAMENTE APRENDEM E APLICAM UM PROGRAMA SIGNIFICATIVO.
  • QUANTIDADE DE ALUNOS POR SALA
  • SALAS DE AULA QUE DIFICULTAM O ISOLAMENTO CULTURAL DO ALUNO.
  • RELAÇÃO ALUNO X FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS E EDUCADORES

FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS QUE SE FAÇAM EDUCADORES


Na coluna à esquerda aparecem cinco razões apontadas nas pesquisas como causas mais comuns da violência escolar e na coluna da direita, soluções encontradas por escolas que viveram o problema disciplinar e o superaram pelo emprego das medidas propostas. Percebe-se, dessa forma, que os registros de violência são freqüentes e o medo aterroriza os professores principalmente quando inexiste na escola uma infra-estrutura material e de recursos favorável a um clima emocional produtivo, quando os professores se apresentam despreparados tanto do ponto de vista pedagógico, como sobretudo de uma visão sociológica e antropológica que atenua o choque de gerações e mais ainda quando a família não se envolve, as salas não se apresentam abarrotadas e existem funcionários administrativos em bom número e adequadamente preparados para compreender o mundo jovem e intervir com serenidade e com segurança.

Entre as razões apontadas, cabe destaque especial e surpreende a relação entre elas com a preparação de professores e funcionários, não apenas para um trabalho realista, motivador e interessante, mas também para fazer da escola dos alunos, uma escola de pais, ensinando-os a verdadeiramente descobrir e conhecer seus filhos, seus amigos e os pais dos amigos de seus filhos. Caso existam investimentos – e não são muito onerosos – para essa melhor adequação familiar e docente, o problema da infra-estrutura escolar assume peso significativamente menor.

Ainda uma vez nessa breve análise de causas e soluções se retorna a tradicional fábula da assembléia dos ratos. Colocar um guizo no pescoço do gato é imprescindível ajuda, resta apenas definir quem assume esse imprescindível papel.

Celso Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Diz-se que o homem vale pelo que sabe, mas vale mais aquele que sabe como dizer aquilo que sabe."Edmundo de Amicis

SEJA BEM-VINDO!

"A disciplina é a parte mais importante do sucesso"Truman Capote

"As dificuldades devem ser usadas para superar obstáculos e vencer, não para desencorajar. O espiríto humano cresce mais forte no conflito".Willilam Channing

"O plano que não tem lugar para mudanças é um plano ruim"Syrus

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida."Sandra Carey

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."Cícero

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la."H.w.Beecher

SLIDES PEDAGOGIA PARA A VIDA, LINDO! CLIQUE.


http://yasminrs.com/pps/034-Pedagogia-para-a-Vida.html

"Por educação espiritual entendo a educação do coração. O desenvolvimento apropriado e completo da mente dá-se, portanto, só quando caminham no mesmo ritmo a educação das faculdades físicas e a educação das faculdades espirituais da criança. Elas constituem um todo indivisível. Segundo esta teoria, portanto, é erro grosseiro supor que podem ser desenvolvidas separadamente uma das outras." Mahatma Gandhi

Bulling

Você pode Tudo! Supere! (diminua ou pare a mídia do blog, para assistir o vídeo)

MULHER

À você mulher Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. Autor: (Desconhecido)

UMA VITÓRIA!

15/12/2009 Câmara aprova a regulamentação da profissão de psicopedagogia A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade de psicopedagogia. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta seguirá para análise do Senado. O relator, deputado Mauricio Quintella Lessa (PR-AL), advertiu que não é possível ao Legislativo ter iniciativa para criar o conselho da classe, como apontou a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. Ele votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta. Agência Câmara