
Segundo MINUCHIN (1990) Temos: Fronteira Nítida: que constrói relações claras. É a fronteira em que as pessoas dizem "sins" e "nãos" de acordo com a necessidade e a situação.
Fronteira Difusa: em que as pessoas se misturam em seus papéis, e que é muito comum em nossa sociedade, constrói relações emaranhadas em que cada um desconhece seus papéis e suas responsabilidades
Fronteira Rígida: quando as relações são distanciadas e de desconhecimento um do outro. Aliás, toda relação baseada em rigidez tende a causar grandes reações ou distanciamentos
O ideal para nossas salas de aula é a fronteira nítida, ideias mais claras e clareza no desempenho de nossos papéis sociais e afetivos.
E nas nossas famílias atuais tem sido difusas, resultando em relações emaranhadas, cujos papéis educativos se perdem. Ao invés de encaminhar, os pais tendem a fazer por seus filhos, até para viabilizar a correria do dia-a-dia.
Para aprender e desenvolver autonomia em seu pensar, as crianças e jovens necessitam de bons modelos, de bons interlocutores e de bons espaços para acertar e/ou errar, se for o caso, confiando que os "estudos" adultos estarão atentos para os reencaminharem, ou aplaudirem. DIALOGAR.
(Isabel Parolin).
Forma de se manter, Adequação?
Necessidade afetiva, Defesa?
Atenção, Ser reconhecida, Necessidade afetiva?
INDISCIPLINA
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"Diz-se que o homem vale pelo que sabe, mas vale mais aquele que sabe como dizer aquilo que sabe."Edmundo de Amicis